Dados guardados com sucesso Ocorreu um erro no processamento do seu pedido.
Pedras Rubras B é sinónimo de golos

Equipa da 2ª Divisão lidera lista de melhores ataques do futebol distrital luso.

Por: Ricardo Rocha Cruz

desporto@jn.pt
JN, 12 de março 2020


A.F. PORTO Lá diz o ditado que “a fartura faz bravura” e nada melhor do que olhar para o Pedras Rubras B para comprovar tão sábias palavras. É que a equipa maiata, que lidera a 2ª Divisão (67 pontos) possui um recorde digno de molduras: já lá vão 107 golos marcados em 25 jogos, num registo que faz deste emblema o melhor ataque de todas as competições distritais do país.
Em Portugal, além do Pedras Rubras B, apenas duas equipas têm mais de 90 golos marcados: a Associação Lusitano Évora 1911 (AF Évora), com 93, e o Farense 1910, com 97 (Algarve). Depois destes números, só mesmo o Florgrate FC, com 84 golos (Aveiro) e o Mondinense, com 82 (Vila Real) conseguem sentir a proximidade dos três dígitos. Evidências que tornam o feito maiato ainda mais especial.
“Num desporto com tantas condicionantes como o futebol, o sucesso nunca pode ser ímpar. Na verdade, este registo deve-se a uma combinação de fatores. Desde a qualidade dos jogadores, à estrutura, passando pelo apoio incansável dos adeptos”, diz Pedro Dias, treinador do Pedras Rubras B.
Aos 31 anos, e por incrível que pareça, já leva 11 anos como treinador. Antes de “aterrar” em Pedras Rubras, onde subiu de divisão a equipa júnior e também foi campeão de série nos juvenis, Pedro Dias passou pelo Castêlo da Maia e Padroense. Atualmente, divide os dias entre a gestão de uma sala de estudo e uma paixão que quer voos mais altos. “O meu objetivo é chegar o mais rapidamente possível às divisões profissionais. Estes jogadores não ganham um cêntimo. Investem neles mesmos e têm uma qualidade acima da média”, afirmou, antes de revelar o segredo do sucesso: “Equipas felizes ganham mais. E o nosso grupo é feliz a jogar futebol”, conclui.
O certo é que o recorde não cai até data incerta. A prevenção do coronavírus assim o obriga.

FOTO: O plantel maiato é a única equipa dos distritais que marcou mais de 100 golos.

18 / Mar / 2020